Seleção norueguesa comemora classificação na Copa do Mundo com remada viking

 


Por Philip O'Connor

22 de junho (Reuters) - Os jogadores da Noruega sentaram-se em campo e fizeram a comemoração do “remo”, que se tornou icônica nesta Copa do Mundo graças aos seus torcedores, após garantirem classificação para os 16 avos de final com uma vitória apertada por 3 x 2 sobre Senegal.

Em sua primeira participação na Copa do Mundo desde 1998, os torcedores noruegueses vestidos de vermelho vêm fazendo a “remada viking” em estádios, escadas rolantes e até mesmo na Times Square, em Nova York, mas nunca de maneira tão emocionante ou alegre quanto após o apito final nesta segunda-feira.

Martin Odegaard e Erling Haaland, cujos dois gols ajudaram a garantir a vitória, reuniram o time para fazer a remada diante dos torcedores, mas tiveram que esperar pelo técnico Ståle Solbakken, que subiu correndo as escadas da arquibancada para beijar e abraçar sua esposa ao fim do jogo.

Com o time sentado em fileiras que lembravam as de um barco viking e Solbakken se espremendo no meio atrás de Haaland, Odegaard começou a tocar o tambor até um clímax de alegria.

As imagens da TV mostraram torcedores em Trondheim se juntando à comemoração, que reuniu torcedores da Noruega em todo o mundo.

“Foi incrivelmente divertido”, disse o atacante Alexander Sørloth, radiante. “Muito mais divertido do que eu imaginava. Quando você ouve o som, é mágico.”

Questionado sobre até onde ele, sua equipe e a remada viking poderiam chegar na Copa do Mundo, Sørloth mostrou-se confiante.

“Vamos ver, mas se atingirmos nosso melhor nível, é um torneio e tudo pode acontecer. Se atingirmos nosso melhor nível, podemos chegar longe”, afirmou.

A Noruega está em segundo lugar no grupo, com seis pontos, atrás da França no saldo de gols. As duas seleções se enfrentam na última partida do Grupo I, nesta sexta-feira.

(Reportagem de Philip O'Connor, com contribuição de Tommy Lund)