Haaland pede à Noruega que aproveite jornada na Copa do Mundo após marcar dois gols mais uma vez

22 Jun (Reuters) - Erling Haaland ainda não está interessado em apresentar a Noruega como possível vencedora da Copa do Mundo, depois de marcar dois gols pela segunda partida consecutiva na vitória na segunda-feira por 3 x 2 sobre o Senegal, que garantiu a classificação da equipe para a segunda fase, a mensagem do atacante foi simples: aproveitem enquanto dura.

Com os dois gols, Haaland chegou a quatro gols no torneio, empatado com o atacante francês Kylian Mbappé e a um gol de Lionel Messi, enquanto a Noruega se juntou à França com seis pontos na liderança do Grupo I antes do confronto de sexta-feira que decidirá o primeiro lugar da chave.

Questionado sobre o confronto com a França, Haaland deu uma resposta franca. “Não me importo, já estamos classificados”, disse ele aos repórteres. “Eles provavelmente vão nos derrotar e seguir em frente para ganhar o torneio inteiro.”

A Noruega chegou à fase de mata-mata em sua primeira participação na Copa do Mundo desde 1998, e Haaland, que agora soma 59 gols em 52 partidas pela seleção, disse que essa conquista não deve ser esquecida em meio às especulações sobre o que pode vir a seguir.

Questionado se esta poderia se tornar sua Copa do Mundo, o atacante do Manchester City disse: “Depende do que você quer dizer com isso. Para nos classificarmos pela primeira vez em 28 anos e passarmos da fase de grupos, sim, eu diria que sim."

“Ganhar a Copa do Mundo? Absolutamente não. Acho que devemos ser um pouco realistas aqui e ficar felizes — todos os noruegueses do planeta hoje.”

A alegria em torno da campanha da Noruega era visível antes mesmo do pontapé inicial, quando os torcedores se reuniram na Times Square e fascinaram os norte-americanos com sua comemoração de remo, que os jogadores imitaram em campo após a vitória.

“Foi uma loucura”, disse Haaland, de 25 anos. “Martin (Odegaard) e eu conversamos um pouco sobre isso antes da partida, sobre se deveríamos participar da comemoração caso tudo corresse como correu, e foi o que aconteceu. Diria que foi um momento bastante especial para toda a Noruega.”

“Acho que está entre as noites mais marcantes que já vivi em toda a minha vida. Tenho um pouco da mesma sensação que tive depois da vitória na final da Liga dos Campeões (de 2023). É algo incrivelmente grandioso. Estou extremamente orgulhoso e tudo mais."

“Quero conquistar coisas com a Noruega. Quero me classificar para a Copa do Mundo, para a Eurocopa e para tudo o que houver. Mais uma vez, tudo se resume a mostrar que é possível, não importa de onde você venha. A Copa do Mundo é, sem dúvida, o maior palco. É grandioso. Completamente fantástico.”

(Por Fernando Kallas; Reportagem adicional de Tommy Lund e Nicholas Brown)