As barreiras que afastam as meninas da atividade física

A adolescência é a fase em que mais meninas deixam de praticar esportes. As mudanças físicas e hormonais, a primeira menstruação, a vergonha do próprio corpo, o medo de julgamentos e a falta de orientação contribuem para esse afastamento.

Uma pesquisa global realizada pela Dove e pela Nike mostrou que 45% das meninas entre 11 e 17 anos abandonam atividades esportivas, sendo a baixa confiança corporal o principal motivo. O período da primeira menstruação é apontado como o momento mais crítico.

Além das transformações naturais do corpo, muitas adolescentes enfrentam comentários sobre a aparência e a sensação de não serem boas o suficiente. No Brasil, 41% das meninas que deixaram os esportes relataram ter se sentido objetificadas durante a prática esportiva.

Especialistas destacam que o apoio de familiares, profissionais de saúde e ambientes esportivos mais acolhedores é fundamental para que as meninas permaneçam no esporte e desenvolvam uma relação positiva com o próprio corpo e com a atividade física.

Fonte: Jornal O Sul